sexta-feira, dezembro 25, 2009

A ETERNA BUSCA




A ETERNA BUSCA


Marco Aurélio Bicalho Abreu Chagas

O homem busca desde quando sua condição passou a ser a de nômade. Buscou novas terras e hoje ainda continua em sua busca. E espiritualmente o que busca e sempre buscou?


É uma busca incessante. Ao conquistar algo, continua buscando. O que, no fundo, buscamos? A felicidade? Melhores condições de vida?


Certa vez um rapaz saiu em busca de algo que não sabia bem o que era. Queria ser melhor, fazer o bem, ser útil. E buscava, buscava. Andou, andou e não encontrava, ou imaginava ter encontrado aquilo que procurava sem saber o que era.


Cada um internamente está buscando algo e inconscientemente.


Alguns fatos vividos inconscientemente foram se revelando para ele e lhe mostrando alguns fios imperceptíveis dessa trajetória e que ao virem à tona justificavam os episódios que desaguaram no encontro com esse grupo de seres e mostraram àquele jovem que a aproximação ao citado grupo não foi por acaso.


Relatarei alguns fatos que se revelaram e de certa forma mostraram ao jovem que buscava, a trajetória dessa busca e que repito não foi por acaso, e são fatos que têm a ver com essa procura.


Ao completar quinze anos de idade o pai do jovem de nosso relato o presenteou com um livro de gramática da língua e numa das primeiras páginas se podia ler:

"PROCURAI ALGUMA CAUSA NOBRE, E ENTREGAI-VOS A TRABALHAR POR ELA; LÊDE ALGUM LIVRO DE FORÇA MORAL, E SATURAI-VOS NO SEU ESPÍRITO; PROCURAI UM GRUPO DE PESSOAS COM AS MESMAS ASPIRAÇÕES QUE TENDES, E FILIAI-VOS A ELE."


O tempo passou e esse jovem se juntou a um grupo que aspirava ao aperfeiçoamento e para isso se dedicava ao estudo e prática de uma ciência, que chamavam “a ciência da vida”.


Com o correr do tempo aprendera que para alcançar o que buscava teria que empreender uma viagem ao mundo interno e, para tanto, teria que se preparar intensamente para essa empreitada, estudando, estudando e praticando muito.


Nesse mundo encontraria uma série de coisas que o habilitariam a descobrir o que realmente buscava.


Não encontrando o que se busca. Continuar buscando, porque segundo dizem: “buscando se encontra”, ou “o que o busca, o encontra”.


E a busca continua... Jamais cessar na busca... A vida, em realidade, é uma constante busca.

Nenhum comentário: